Animes: Legend of the Galactic Heroes

Legend of the Galactic Heroes

Legend of the Galactic Heroes

“Legend of the Galactic Heroes” foi um anime que eu vi nas últimas férias, antes de mais nada vou colocar alguns números sobre a série:

  • 2 filmes
  • OVA de 110 episódios
  • outro OVA com 52 episódios
  • infinitos mangás e livros

Eu vi o primeiro OVA (110 eps), que basicamente tem toda a história.

Pois bem, LOGH conta a história sobre um futuro distante em que a humanidade já colonizou a galáxia, mas a raça humana se organizou em dois governos que estão em guerra há tempos. A Aliança dos Planetas Livres, que é uma democracia, e o Império Galático, que é uma monarquia. Diferente de várias histórias sci-fi que eu já li/vi, não existem aliens em LOGH, o que o torna bastante parecido com as histórias da Fundação, de Asimov, em que também existe uma disputa  de poder, só que entre o (também) Império Galático e a Fundação.

Uma das partes mais interessante de LOGH é que ele não se prende aos estereótipos de Liberdade x Poder Absoluto, mas mostra uma democracia corrupta e decadente contra um império renovado pela figura de um novo imperador. Os dois personagens principais são o comandante da frota da Aliança dos Planetas Livres, Yang Wenli, e o comandante da frota Imperial, Reinhard von Lohengramm. Fica um embate pela simpatia do espectador por qual lado tomar partido, eu tomei pela Aliança, porque Yang Wenli é historiador e sem dúvida é um dos personagens mais interessantes que já vi em animes.

Mas me arrisco a dizer que o personagem principal do anime é a História, que vai sendo desfiada serenamente para o espectador a cada episódio, através das intrigas políticas e batalhas espaciais. Quando termina cada episódio você pensa: “É. não teria realmente outro modo das coisas acontecerem”. Claro que poderiam, mas o enredo é tão bem amarrado que realmente faz parecer que não há essa opção.

Outro detalhe é a trilha sonora, muito boa, composta basicamente por música clássica. Embora seja ambientado no futuro, LOGH tem muitos elementos da nobreza aristocrática do séc. XIX, o que é bem interessante também.

Enfim, para todos os que quiserem ver esse fantástico anime, só através de torrents ou sites especializados, já que ele é um tanto quanto obscuro e que sequer foi traduzido oficialmente para o inglês, mas que realmente vale a pena.

About these ads
This entry was posted in animes. Bookmark the permalink.

One Response to Animes: Legend of the Galactic Heroes

  1. Roberta says:

    Meu anime favorito é Gunbusters..
    que acho q foi na mesma época desse

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s