Quadrinhos: Sandman

Quem me conhece sabe que eu curto muito livros, de longe meu período áureo de leitura foi no ensino médio. Mal sabia eu que quando passasse no vestibular a vida ficaria ainda mais atarefada. Leio poucos livros em comparação com aquele tempo, o que é realmente uma pena.

Mas, junto com livros, compartilho o gosto por quadrinhos, principalmente as chamadas “Graphic Novels”, que basicamente é um nome bonito pra diferenciar os quadrinhos mais bem feitos e com história mais densa do que o clássico Zé Carioca que você vê nas bancas. Dentre todos os quadrinhos, nenhum me influenciou mais que Sandman, cuja história foi elaborada pelo – agora famoso – escritor Neil Gaiman, sem falar nos diversos desenhistas que marcaram presença durante a obra, cada um com seu estilo e todos muito bons.

Sandman não é só uma história, é uma demonstração que os quadrinhos podem ser de fato “boa literatura”, a história do senhor dos sonhos Morpheus e seus irmãos perpétuos (listando: Destino, Desesperto, Desejo, Delírio, Destruição, Morte e Sonho), não é só uma história sobre heróis e vilões, é uma ilustração dos aspectos da vida do próprio ser humano. Deixando de lado definições complexas, se Sandman não é arte, sinceramente, não sei o que pode ser.

Todos os dias me pego vendo algo do dia-a-dia e lembrando de algum episódio de Sandman, como o homem que  despois de uma aposta com a Morte fica imortal e vive atormentado pelas ações que fez durante a vida, mas não consegue desejar a sua morte, entre muitas histórias viajadas e interessantes. Portanto, posso dizer que Sandman num todo é uma daquelas obras que me marcou tão profundamente que não consigo imaginar minha forma de pensamento sem ele.

Por isso que no dia que eu tiver um “emprego de verdade” é uma prioridade pra mim finalmente comprar o quadrinho em vez de ficar lendo no computador :)

This entry was posted in livros. Bookmark the permalink.

One Response to Quadrinhos: Sandman

  1. sasha fernandes says:

    olá meu nome é sasha,eu curto muito sandman ,vou pegar um hábito de dormir com uma pedra dos sonhos para ver se eu encontro morpheus em meus sonhos ele é muito bonito mesmo me apaixonei por ele em vez de se apaixonar pelo justin bieber ou restart,eu quis me apaixonar pelo o morpheus ele é muito lindo ……..

Leave a Reply

